terça-feira, 29 de setembro de 2015

Risoto de Camarão!



O risoto de camarão é um prato que faz muito sucesso em restaurantes, e para preparar em casa sem grandes mistérios, aqui vai uma receitinha rápida e fácil pra você arrasar em qualquer jantar! Simboora!


Ingredientes 

- 400g de camarão com casca ( usei 500g, porque amoo camarão!haha)

- 1 limão
- 1 cebola média picadinha
- 4 dentes de alho grandes
- 2 colheres rasas de margarina sem sal
- Azeite de oliva
- 2 xícaras de arroz para risoto (arbóreo ou carnarole)
- 1 copo, tipo americano, de vinho branco seco
- Coentro picadinho (se não gostar de coentro, pode substituir por salsinha)
- queijo parmesão ralado a gosto
- Sal a pimenta à gosto 

Para o caldo:


- Cascas e cabeças de camarão ( médio a grande, fresco!)
- 1 tomate médio/grande cortado em 4 partes
- 1 cenoura média em rodelas grandes
- 1 cebola grande cortada em 4 partes
- 1 talo de salsão ( não encontrei salsão, coloquei 2 folhinhas de louro e ficou delícia tanto quanto!)
- 1 rama de cebolinha
- Pimenta do reino a gosto
- Aproximadamente 1 litro de água ( usei um pouquinho mais de 1 litro!)

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque azeite e as cascas e cabeças do camarões, e logo após ficarem avermelhadas, acrescente a cebola, a cenoura, o salsão, o tomate e a cebolinha e o litro de água, e deixe cozinhar ( em fogo beeeem baixo!) por 25 minutos! Coe e  reserve o caldo.




















Em uma panela grande, aqueça o azeite, refogue 2 dentes de alho e acrescente os camarões, refogue rapidamente até dourar ( 1-2 minutos, para não ficar borrachudo!) Retire e reserve em uma recipiente frio.

 Pegue uma frigideira. É fundamental que o arroz seja preparado em uma frigideira grande com lados baixos para que se distribua bem na parte inferior.Refogue a cebola em um pouco de azeite e manteiga. Adicione então o arroz e toste-o. Este é um passo muito importante: tostar o arroz serve para fechar os seus poros e fazer com que ele não fique empapado depois. Para tostar o arroz é necessário que ele esteja bem distribuído em todo o fundo da panela. Para entender quando é devidamente tostado, coloque a palma da sua mão perto do arroz, se é bem quente quer dizer que está pronto.

Acrescente o vinho e deixe secar todo, assim que secar vá acrescentando o caldo aos poucos e sempre mexendo. Vá de 2 em 2 conchas, até que todo o caldo seja incorporado ao arroz e o arroz fique “al dente” (tempo máximo de 20 min). Adicione os camarões somente no final do cozimento, alguns minutos antes (aproximadamente 2 minutos).

Para ver se o arroz está pronto prove alguns grãos, eles devem ser duros mas não crus (na prática, se você cortar um grão ele não deve ser branco no meio).
Desligue o fogo, adicione outra colher de sopa de manteiga, e deixe repousar (em italiano “mantecare“) por alguns minutos. Polvilhe queijo parmesão a gosto e sirva o risoto de camarão em um prato rigorosamente frio!

Voilà!


#ficaadica

#1 Caso queira um caldo mais rápido, utilize 1 litro de caldo de legumes, (daqueles em cubinhos ou pó!), fica muito saboroso também!

# 2 Utilize as sobras dos legumes do caldo para fazer uma sopa com um pouco de caldo... fica muito bom! E como o lema é não desperdiçar, as cascas podem ser torradas e transformadas em farinha de camarão!


Nível de dificuldade: fácil - médio 
Tempo de preparo: 50 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário